Em geral, o SharePoint é uma boa opção para armazenar e gerenciar dados quando a sua empresa precisa de uma plataforma colaborativa para compartilhar informações entre departamentos ou equipes, mas não necessita de um sistema de banco de dados altamente complexo. O SharePoint é uma solução escalável e acessível para empresas que desejam centralizar suas informações em um único lugar. No canal da Indústria dos Dados, já demonstrei como criar um aplicativo simples de inspeção, que é inclusive o exemplo do vídeo no fim desse artigo!
As listas do Sharepoint são excelentes para criação de formulários, por exemplo, ou listas de abertura de chamados. É possível construir automações que notifiquem pessoas específicas assim que um item é criado ou necessita de aprovação. Vamos cobrir essas opções em outro momento. Sobre banco de dados relacionais especificamente, o Sharepoint pode ser utilizado em aplicativos simples de automação de tarefas ou gestão de projetos e equipes. Em suma, estruturas simples com poucos relacionamentos e que você não espere que irá ter milhões de linhas em menos de 1 ano.
No entanto, existem alguns casos em que o SharePoint pode não ser a melhor opção como banco de dados. Se a sua empresa precisa de uma solução de banco de dados altamente personalizada ou complexa, é provável que o SharePoint não atenda às suas necessidades. Nesses casos, é melhor considerar outras opções, como o SQL Server ou outras plataformas de banco de dados.
Criando o relacionamento entre colunas
Passo 1: Crie as listas
O primeiro passo é criar as listas que você deseja relacionar. Para isso, acesse o site do SharePoint e clique em "Adicionar uma lista" na página inicial. Dê um nome para a lista e defina as colunas que você deseja incluir.
Passo 2: Defina o tipo de coluna
Para criar um relacionamento entre duas listas no SharePoint, é necessário usar o tipo de coluna "Lookup". Essa coluna permite que você crie uma lista de opções a partir de outra lista. Para criar uma coluna de pesquisa, vá para a lista que você deseja usar como referência e clique em "Configurações da lista" e depois em "Adicionar uma coluna".
Passo 3: Configure a coluna Lookup
Na página de criação de colunas, selecione "Lookup" na seção "Tipo de Coluna". Em seguida, defina o nome da coluna e selecione a lista que você deseja usar como referência na seção "Origem". Você também pode selecionar as colunas que deseja exibir na lista de opções.
Passo 4: Adicione a coluna Lookup na lista
Depois de criar a coluna Lookup, você precisa adicioná-la à lista que deseja relacionar. Para fazer isso, vá para a lista e clique em "Configurações da lista" e depois em "Adicionar uma coluna existente". Selecione a coluna Lookup que você criou na lista de referência.
Passo 5: Crie itens nas listas e relate-os
Agora que as duas listas estão criadas e a coluna Lookup está configurada, você pode começar a criar itens nas listas. Ao criar um item na lista principal, você pode selecionar um valor da lista de referência na coluna Lookup. Essa relação permitirá que você crie relatórios e visualize dados em ambas as listas.
Criando relacionamentos entre Listas do Sharepoint
Assista o vídeo acima, ou clique aqui, para ver esses 5 passos aplicados na prática em um app real. Nele eu construo no Sharepoint algumas tabelas de um aplicativo que estou desenvolvendo no canal de forma gratuita e mostro como funciona o relacionamento entre as listas.
Quer aprender comigo?
Se você quer aprofundar em um assunto específico sobre Sharepoint, Power BI, Excel, Análise de Dados, ou ainda quer um direcionamento no seu desafio no trabalho, conte comigo! Agente um horário na Indústria clicando no botão abaixo:
Kommentare