Todo Processo, independente de qual seja, vai passar por esses 4 pilares, mais cedo ou mais tarde. E eu, sinceramente, espero que seja você, a pessoa a promover essa transformação! Muitos de nossos clientes nos procuram porque estão tentando fazer a transformação digital no seu trabalho, mas possuem algumas dúvidas. Em geral elas são:
“Não sei ainda quais ferramentas utilizar e enquanto não aprender ferramenta A ou B não consigo iniciar”
“Não sei como definir os indicadores que pretendo mostrar em meu dashboard nem como apresentar de uma forma que faça sentido”
“Não sei como gerar os indicadores que eu preciso”
“Já crio alguns relatórios com indicadores importantes para a minha liderança, mas perco muito tempo tratando dados, copiando de uma planilha para outra, da planilha para o slide, e assim por diante”
“Como os relatórios que envio são muito importantes e consomem bastante tempo com tarefas repetitivas não tenho tempo para implementar melhorias ou até mesmo eu ser promovido seria difícil, fico preso a esse processo.”
Se você tem uma ou mais dessas dúvidas em mente, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. Nossa metodologia é baseada em 4 etapas. Acreditamos que para se gerar uma transformação digital efetiva no seu setor e experimentar de resultados exponenciais basta se certificar que esses 4 pilares estão devidamente fundamentados. É como uma cadeira, tem 4 pés e se um deles não estiver firme sua rotina vai “chacoalhar” bastante.
Vamos aos 4 passos…
Habilite seu Processo a Dados
Há quase 4 anos atrás, no final de 2017, 70% das empresas listadas na “FORTUNE 500” (lista das 500 maiores empresas do mundo) já tinham times dedicados apenas à Transformação Digital. Hoje esse número cresceu ainda mais e a procura por se digitalizar processos está presente em empresas de todos os setores e tamanhos.
Antes da pandemia, já se estimava que 67% da jornada do comprador, por exemplo, era feita digitalmente. Imagina hoje!
No entanto, a transformação digital vai muito além do marketing. Dentro do processo empresarial, essa mudança é fundamentada passa por todos os pilares de uma empresa. Desde as operações, experiência do cliente até o seu modelo de negócios.
Então, basicamente, a transformação digital propõe uma mudança radical na maneira como as empresas operam atualmente. Mas como ser promotor dessa transformação que as maiores empresas do mundo buscam fazer? Para isso, precisamos entender a Teoria dos Retornos Acelerados.
O futurista Raymond Kurzweil percebeu que o mesmo padrão encontrado na Lei de Moore (que previu que a relação desempenho/custo de computadores e celulares dobraria a cada ano) se aplicaria a muitas outras tecnologias e áreas do conhecimento. Mas ele percebeu que existia uma condição maior para isso acontecer.
Essas tecnologias teriam que estar habilitadas à informação. Teriam que ter a capacidade de capturar e armazenar dados.
Muitas vezes, pensamos que para habilitar um processo a dados precisamos investir em dispositivos automatizados ou ferramentas de IoT e tecnologias de ponta. Mas pode ser muito mais simples que isso. Um Google Forms para preencher um formulário que antes era em papel pode ser o suficiente para começar.
Com os dados em mãos passamos para a próxima etapa…
Defina bem seus Indicadores
Em muitos lugares ouvimos a expressão “data-driven” que significa ser direcionado pelos dados. Comportar-se de tal maneira que suas ações planejadas ou decisões tomadas são feitas baseado nas informações que se tem em mãos. No entanto, se não definirmos os indicadores corretamente seremos direcionados de maneira errada.
Mas existe uma forma correta de definir indicadores?
Sim! Temos metodologia para isso. A ferramenta que utilizamos na indústria de dados se chama SIPOC. Com ela mapeamos o Fornecedores (Suppliers), as Entradas (Inputs), os Processos, as Saídas (Outputs) e os Clientes do setor em questão.
Em seguida listamos quais as Necessidade dos clientes pretendemos atender com cada um dos Outputs. Por fim nos perguntamos, “como podemos medir se a necessidade X do cliente Y está sendo atendida com o produto (ou output) Z”. É dessa forma que definimos os Indicadores de Resultado e é com base neles que devemos tomar decisões e nossas planejar ações.
Conte uma História
Uma vez que temos os indicadores definidos precisamos apresentá-los de modo amigável. Utilizamos o conceito básico de storytelling sequenciando nossos indicadores em 3 etapas (os mesmos 3 atos utilizados nos filmes de Hollywood).
Contextualize - mostre os indicadores que traz uma visão mais amplas, do todo;
Problematize - levante possíveis questionamentos que podem surgir a partir dessa informação macro;
Solucione - traga as respostas.
Por exemplo:
1. Mostre a meta de vendas acumulada do ano e sua distribuição mês-a-mês;
2. Faça as seguintes perguntas:
(Pergunta 1) “como está o nosso desempenho em relação a meta?”
(Pergunta 2) “quais são os produtos mais vendidos, perpetuamente falando?”
3. Responda as perguntas:
(Pergunta 1) em um único gráfico, use barras para o executado e linhas para o planejado.
(Pergunta 2) use um gráfico de pizza para mostrar a divisão dos produtos mais vendidos.
Claro que após definir a história, também é importante saber como escolher os gráficos certos para o seu painel. Para isso, de uma olhada nesse outro post aqui, onde explico como escolher os gráficos certos para o seu relatório.
Automatize
Talvez nenhuma das etapas acima é novidade para você, mas para você fazer elas acontecerem no seu dia a dia você precisa dedicar muitas horas da sua rotina. Duas horas do seu dia, por exemplo, gastas em tarefas manuais para a criação de relatórios são equivalentes a mais de 1 dias de trabalho por semana, ou 1 semana por mês.
É possível reduzir de 25% de utilização do seu tempo para 2%, desde que você automatize essas atividades. Para isso utilizamos alternativas como VBA ou Power Quer. É preciso um certo nível de conhecimento para fazer isso, mas é um investimento que com certeza vai te trazer um retorno positivo.
Fazer com que o processo de geração de dados e informação aconteça automaticamente vai fazer com que você tenha tempo para se dedicar à criação de novos Dashboards ou para implementar outras melhorias e trazer mais inovação para o seu setor.
Construir um fluxo de informação que acontece de modo independente pode te dar a oportunidade de, no momento correto, galgar novas oportunidades e deixar seu legado por onde você passar.
Pronto para crescer de maneira exponencial?
Nem sempre passar por esses 4 pilares sozinho é algo trivial. É comum travarmos em algum passo, por falta de conhecimento ou simplesmente por falta de ver os problemas de um outro ângulo. Então, se você tem um projeto, um desafio no seu trabalho em que você sente que precisa de um empurrão, uma ajuda estruturada nesses 4 pilares, a Mentoria Power BI e Excel é para você!
Na mentoria, nós teremos 2 momentos ao vivo à sua escolha, o primeiro para construirmos seu caminho de evolução. Eu irei montar um Planner com os passos e você terá acesso a mim diretamente para tirar dúvidas, mostrar o progresso e compartilhar o resultado.
O segundo momento você irá marcar quando se sentir confortável em fazer o check para finalizarmos, ou corrigirmos a rota e evoluirmos com o projeto. Essa mentoria é 100% indivualizada, sua cara, seu projeto, sua conquista. Caso queira saber mais e adquirir o poder de transformar dados em insights poderosos, agende seu horário na imagem ao lado ou clicando aqui.
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