Se você trabalha com o Power BI, sabe que conectar-se a uma pasta pode ser uma tarefa complicada. Isso porque, se você quiser atualizar os dados da pasta, precisará atualizar manualmente a conexão do Power BI toda vez que um novo arquivo for adicionado ou atualizado na pasta.
Mas, com a ajuda dos parâmetros, essa tarefa pode ser simplificada. Os parâmetros permitem criar uma conexão dinâmica que pode atualizar automaticamente a conexão do Power BI com a pasta, sem a necessidade de atualização manual.
Passo a Passo simplificado
Para começar, abra o Power BI Desktop e selecione "Obter dados" na guia "Página Inicial".
Selecione "Pasta" e navegue até a pasta que deseja conectar. Em vez de selecionar um arquivo específico, selecione a pasta inteira.
Em seguida, clique em "Transformar dados"
Na janela "Editor de consultas", clique em "Gerenciar parâmetros" na guia "Página inicial".
Crie um novo parâmetro e atribua o caminho da pasta à sua propriedade "Valor padrão". Salve o parâmetro.
Volte para a consulta e, em vez de selecionar a pasta, digite o caminho do parâmetro na barra de endereço.
Isso fará com que a conexão seja dinâmica e atualize automaticamente sempre que um novo arquivo for adicionado ou atualizado na pasta. Além disso, você pode usar o parâmetro para filtrar os dados da pasta e tornar sua conexão ainda mais dinâmica.
Claro que, melhor que falando, é fazendo. Então, para ver esses passos aplicados na prática, assista o vídeo abaixo, ou clique aqui, e veja como que, com um simples exemplo, simplifiquei um processo de 6 alterações para apenas 1, com a utilização de parâmetros.
Comentarios