top of page
Foto do escritorIndústria dos Dados

Qual o seu perfil de Profissional?


Imagem mostrando um computador de escritório home office com um caderno e uma xícara de café
Você é autodidata ou aluno?

Você já deve ter feito aqueles cursos de Excel e Power BI que ensinam tudo sobre as ferramentas, mas quando chega na hora de aplicá-las no seu dia a dia, parece que tudo fica mais complicado, né? Pode ficar tranquilo, você não é o único! Foi pensando nisso que surgiu a Indústria dos Dados, um canal que ajuda a resolver problemas reais com o uso dessas ferramentas.


Se você é daqueles que não consegue sair dos exemplos didáticos e precisa de um empurrãozinho para aplicar o que aprendeu, a Indústria dos Dados é a solução ideal! Através de exemplos práticos, o canal mostra como o Power BI e o Excel podem ser usados para resolver desafios do dia a dia no trabalho.


Ao longo das consultorias que tive a oportunidade de ministrar, percebi que existem dois perfis de profissionais: o autodidata e o aluno.


O Autodidata

Esse perfil de profissional não precisa de professor. Ele precisa de um coach, um orientador para apontar o norte verdadeiro. Esse perfil consegue aprender sozinho tranquilamente com materiais gratuitos na internet. Ele consegue andar com as próprias pernas e tende sempre a tentar superar os obstáculos sozinho, antes de acionar o instrutor.


O autodidata experiente percebe uma coisa: quando ele compra um curso, assiste um tutorial, ou compra um livro, ele está economizando tempo. Pois provavelmente ele conseguiria chegar nos mesmos resultados sozinho, mas levaria muito tempo para organizar os assuntos de forma didática e estruturada. Ele já fez isso quando mais novo, bateu cabeça em coisas que, posteriormente, descobriu que não eram difíceis.


A grande característica desse perfil, é a facilidade de assumir riscos. Quando um autodidata começa a aprender Power BI, ele vai sempre optar por ir fazendo enquanto aprende, mostrando os seus primeiros dashboards e recebendo as críticas.


O Aluno

As pessoas que possuem o perfil do aluno são mais dependentes de instrução direta. Essas pessoas até fazem cursos, tentam andar por conta própria, aprendem sozinhos sobre a interface dos programas, mas sentem dificuldade em extrapolar os exemplos aprendidos para sua própria realidade. Esse perfil vai conseguir andar sozinho também, porém vai precisar de mais bagagem para começar a se arriscar.


Quando jovem, ele já perdeu muito tempo tentando avançar em um assunto, só para chegar na conclusão que não conseguiria sozinho. E junto com isso veio a frustração e a ideia de que não tinha "nascido" para aquilo, que não era o seu forte. O aluno experiente também chega na conclusão que precisa economizar tempo, então ele vai atrás de um professor, que vá detalhar todo o passo-a-passo para ele, e inclusive, irá ajudá-lo pós curso com orientações enquanto ele precisar.


A grande característica desse perfil é o domínio do assunto. O profissional aluno, quando começa a aprender o Power BI, vai optar por se sentir confortável primeiro, antes mesmo de falar que está aprendendo para os outros. Quando ele mostrar seu primeiro dashboard, provavelmente, já estará em um ponto bem mais avançado.


Qual o ponto em comum?
A imagem mostra um gráfico 80x20 que evidencia uma grande diferença entre Power BI e Business Intelligence
Existe uma grande diferença entre Power BI e Business Intelligence

Independente do perfil, existe um ponto em comum: quando compramos um curso, um livro, ou uma aula, o que buscamos é economizar tempo. Afinal, ninguém quer gastar horas tentando aprender sozinho ou demorar para perceber que precisa de mais bagagem para aplicar o que aprendeu. O autodidata vai gastar muito mais tempo aprendendo sozinho do que sem orientação. O aluno irá gastar muito tempo até chegar na conclusão que não consegue.


Mas você percebeu uma coisa? Tanto o autodidata, quanto o aluno, conseguem aprender sobre a ferramenta sozinhos. As maiores dificuldades que as pessoas tem ao aprender Power BI não tem relação com o domínio técnico da ferramenta. Mas para fazer excelentes análises e montar relatórios que impressionam, existem três grandes desafios que, geralmente, os cursos não ensinam:


  1. Organizar o modelo de dados correto para a análise desejada

  2. Definir quais e como os indicadores vão ser mostrados na tela

  3. Contar uma história com os dados


Não basta apenas dominar as ferramentas. É preciso entender as regras de negócio que governam a análise de dados para criar análises realmente eficientes. E é por isso que, na Indústria dos Dados, você não vai encontrar apenas análise de dados, mas também gestão, projetos, rotina e alta performance.


A gestão dá propósito à análise de dados, e a análise de dados viabiliza a gestão.

A missão da Indústria dos Dados é ajudar cada profissional a avançar no uso do Power BI, se tornar um analisador de dados e se destacar no mercado, sendo você um clássico aluno ou um autodidata.


Como posso te ajudar?

Imagem de divulgação para agendar um horário para a Mentoria Power BI Essencial
Agende um horário para a mentoria de Power BI

Para você que tem um perfil autodidata, e precisa de um direcionamento, a Mentoria Power BI e Excel é para você!


Nossa mentoria é adaptada para:

  • Iniciantes que desejam construir uma base sólida em análise de dados.

  • Profissionais experientes que buscam aperfeiçoar suas habilidades.

  • Indivíduos com projetos específicos que necessitam de direcionamento prático.

Construiremos juntos um projeto para que você avance nas suas análises de dados, e entregue o máximo de valor possível com seu projeto! Basta clicar na imagem ao lado ou clicar aqui para agendar um horário!


E para você que tem um perfil de aluno, nãos e preocupe! Estamos desenvolvendo um curso de Power BI Essencial, para que você saia do zero com cases reais, direto da indústria, e consolidando toda a nossa experiência em mentorias, consultorias e aulas ao vivo de Power BI. Clique aqui para se escrever na lista de espera!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page