Seja bem vindo(a) à Indústria dos Dados
A ideia da Indústria dos Dados surgiu de uma conclusão óbvia, mas que ninguém fala: geralmente, ninguém termina um curso de Excel ou Power BI sabendo aplicá-lo para sua realidade. O mais incrível é que existem excelentes cursos por aí, que ensinam tudo da ferramenta. Porém, sair dos exemplos didáticos e fora de contexto desses cursos, para o ponto de desenvolver suas próprias análises e dashboards, é um salto grande.
Por isso criei o canal Indústria dos Dados. Nele, pude demonstrar, com exemplos do dia-a-dia de trabalho, como o Power BI e o Excel são usados para resolver problemas reais. Com a ideia ganhando forma, comecei a prestar algumas consultorias em análise de dados, e com isso, trazer para o canal soluções para problemas reais de outras pessoas reais, pessoas como você, que procuram ajuda para seus desafios do dia-a-dia de trabalho.
Com essas consultorias, comecei a perceber que existem dois perfis de profissionais:
1. O Autodidata
Esse perfil de profissional não precisa de professor. Ele precisa de um coach, um orientador para apontar o norte verdadeiro. Esse perfil consegue aprender sozinho tranquilamente com materiais gratuitos na internet. Quando opta por comprar um livro, um curso, uma mentoria, ele consegue andar com as próprias pernas e tende sempre a tentar superar os obstáculos sozinho, antes de acionar o instrutor.
2. O Aluno
As pessoas que possuem o perfil do aluno são mais dependentes de instrução direta. Essas pessoas até fazem cursos, tentam andar por conta própria, aprendem sozinhos sobre a interface dos programas, mas sentem dificuldade em extrapolar os exemplos aprendidos para sua própria realidade. Esse perfil vai conseguir andar sozinho também, porém vai precisar de mais bagagem para começar a se arriscar.
E aí?
Em ambos os perfis, fica claro uma coisa: quando compramos um curso, um livro, ou uma aula, o que buscamos é economizar tempo. O autodidata vai gastar muito mais tempo aprendendo sozinho do que sem orientação. O aluno irá gastar muito tempo até chegar na conclusão que não consegue.
Sabe o que foi incrível? Percebi depois dessa conclusão, que as maiores dificuldades que as pessoas tem ao aprender Power BI não tem relação com o domínio técnico da ferramenta. Isso, ambos os perfis conseguem alcançar com tutoriais na internet. Mas para fazer excelentes análises e montar relatórios que impressionam, existem três grandes desafios que, geralmente, os cursos não ensinam:
-
Organizar o modelo de dados correto para a análise desejada
-
Definir quais e como os indicadores vão ser mostrados na tela
-
Contar uma história com os dados
Obviamente, para construir esses três passos, conhecimento em Power BI ou Excel não são suficientes. É mais importante ainda o conhecimento sobre as regras de negócio que governam aquela análise. Por isso, na Indústria dos Dados, você não vai ver apenas análise de dados, mas também gestão, projetos, rotina e alta performance.
A gestão dá propósito à análise de dados, e a análise de dados viabiliza a gestão.
A missão da Indústria dos Dados é fazer esse ciclo girar para cada um que vem aprender com a gente.
Seja você um clássico aluno ou um autodidata, e quer avançar com o Power BI, ser um analisador de dados e se tornar mais competitivo no mercado, esse site tem dicas excelentes pra você.
Conheça o Fundador
Olá, sou Bruno Borges, um profissional com mais de 5 anos de experiência em análise de dados. Ao longo da minha carreira, trabalhei em empresas renomadas como Progen e Vale, onde pude por em prática habilidades em gestão de projetos, desenvolvimento de metas e KPI's, liderança de equipes e, é claro, desenvolver várias análises de dados no processo.
Antes de mais nada, sou natural de Montes Claros/MG, nascido em 12 de abril de 1993, e tenho a família mais linda do mundo, com uma esposa que me incentiva em tudo que faço, e duas filhas que são a principal inspiração para tudo que você verá aqui!
Minha formação original é em Engenharia de Controle e Automação pela UNIFEI/MG, onde já comecei no fim da graduação a estagiar na grande Vale. Durante o meu estágio, desenvolvi o gosto pelo gerenciamento da rotina e pela análise de processo. Antes de acabar o estágio, já voltei meu foco em aprender Banco de Dados, SQL, Power BI e desenvolver habilidades avançadas em Excel com VBA.
Pós estágio, entrei para Progen, em um incrível projeto de desenvolvimento de tecnologias da Indústria 4.0 na área de mineração, na cidade de Itabira/MG. Frente esse novo desafio, fiz minhas pós-graduação em Gestão de Projetos Ágeis, e claro, sempre desenvolvendo Dashboards para acompanhar todas as etapas dos projetos que eu era responsável.
Atualmente, moro em Canaã dos Carajás, atuando como Analista Master no Sequenciamento de Produção da mina S11D da Vale, uma das minas mais tecnológicas do mundo! Continuo experimentando, aplicando e desenvolvendo os mais variados Dashboards para análise de produção, produtividade, indicadores de negócio e gestão de equipe.
Além de minhas habilidades técnicas, sou um instrutor dedicado e apaixonado por compartilhar meu conhecimento e experiência com outras pessoas. Acredito que a aprendizagem contínua é fundamental para o sucesso em qualquer área, e estou comprometido em ajudar meus alunos a alcançarem seus objetivos.
Com uma abordagem prática e baseada em casos reais que vivi com minhas experiências, ofereço treinamentos em Power BI e análise de dados que ajudam meus alunos a adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso em suas carreiras, além de disponibilizar vários cases e dicas de forma gratuita no Youtube. Se você está procurando um instrutor experiente e comprometido em ajudá-lo a alcançar seus objetivos, estou à disposição para ajudá-lo. Vamos trabalhar juntos para transformar seus objetivos em realidade.